MERCADO IMOBILIÁRIO: O que esperar?

Após dois anos enfrentando desafios em razão da pandemia de Covid-19, muitos segmentos estão lutando agora para se reerguer e minimizar os impactos da crise e, felizmente, as expectativas para o mercado imobiliário em 2022 são bastante positivas.

Afinal, se em 2020 vivemos um período de incertezas, em 2021 pudemos contar com um cenário um pouco melhor.

 

O CENÁRIO EM 2021

É claro que nosso mercado também foi impactado pela pandemia e precisou se reinventar, começando pelo uso da tecnologia, uma ferramenta mais do que necessária para superar os obstáculos. Aliás, ela tem tudo para permanecer nos próximos anos.

Outro ponto positivo de 2021, é o fato de que as taxas de juros mais baixas mantiveram o nosso mercado aquecido, permitindo que muitas famílias pudessem financiar seus imóveis sem comprometer mais o orçamento.

Segundo um levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Brasil registrou no primeiro semestre do ano um aumento de 46,1% em apartamentos vendidos, em comparação ao ano passado.

O avanço da vacinação contra o Coronavírus também abriu espaço para a retomada gradual e expectativa de melhora na economia.

 

EXPECTATIVAS E TENDÊNCIAS PARA 2022

Bom, ainda que nosso país passe por certas inseguranças e as taxas de juros estejam um pouco mais altas em relação ao ano de 2021, especialistas afirmam que o mercado imobiliário não será atingido.

Isso porque o estoque de imóveis prontos acabou ou está abaixo do normal.

Diante desse cenário otimista, é preciso manter a atenção nas tendências do mercado imobiliário em 2022. Por isso, listamos algumas para você:

  • Espaços maiores e com mais opções de lazer

Estúdios, espaços reduzidos e proximidade aos grandes centros já não têm tanto destaque assim. Com a chegada do trabalho híbrido ou totalmente em casa, a busca por imóveis maiores, com um cômodo específico para o escritório e infraestrutura de lazer se torna a principal busca.

  • Mais tecnologia e menos burocracia

Assinatura digital, tour virtual dos imóveis, portais imobiliários, chats, WhatsApp, redes sociais… tudo isso veio para ficar! A verdade é que a tecnologia quando usada corretamente diminui burocracias e otimiza tempo nas negociações.

  • Sustentabilidade

Não é de hoje que a sustentabilidade está em alta. Áreas verdes, uso de materiais recicláveis, lâmpadas LED, reaproveitamento de água da chuva, entre outros, são soluções que além de contribuir com o meio ambiente podem reduzir os custos mensais da família, como água e luz por exemplo.

 

E aí, preparado para 2022?

Se você gostou desse conteúdo, acesse nosso blog completo e encontre mais dicas e tendências do nosso mercado.

Não esqueça de compartilhar esse post.
Acompanhe-nos nas redes sociais: InstagramFacebook e Linkedin.

Deixe um comentário

WhatsApp chat