GARANTIAS LOCATÍCIAS: CONHEÇA AS PRINCIPAIS MODALIDADES

Quando falamos em contrato de aluguel, imediatamente pensamos em comprovação de renda e garantia locatícia. Afinal, esses pontos são importantes para assegurar que o locador tenha acesso ao valor do aluguel e demais taxas mesmo em caso de inadimplência por parte do inquilino. Hoje, vamos descobrir quais as diferenças entre as garantias locatícias e porque a Fiança Locatícia Social da Aluguebens é uma ótima opção.

Até pouco tempo, a garantia locatícia mais comum e por vezes bastante burocrática para locatário era apresentar um fiador, que se compromete em pagar suas dívidas.

Entretanto, existem outras modalidades previstas na Lei do Inquilinato que podem ser úteis para você. Seja você corretor imobiliário, proprietário ou locatário do imóvel. 

Alguns exemplos são: Caução, Fiança Locatícia, além de outros.

 

SAIBA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS GARANTIAS LOCATÍCIAS

Se o locatário optar por não apresentar um fiador, ele pode contar com alguma das possibilidades a seguir:

  • CAUÇÃO 

A garantia na modalidade Caução consiste em depositar em uma caderneta de poupança o valor equivalente a 3 meses de aluguel ou então o oferecimento de bens e imóveis no fechamento do contrato.

Importante dizer que para caução em dinheiro, cada vez que o aluguel aumentar o locador pode exigir um complemento da caução.

Ao finalizar o contrato, se não houver nenhum dano ou pendência com o imóvel, o locatário terá o valor ou seus bens devolvidos.

  • FIANÇA LOCATÍCIA 

Na falta de um fiador, valor caução e limite de cartão de crédito, a Fiança Locatícia pode ser uma boa opção.

Regulamentada pela Lei do Inquilinato, a modalidade de garantia é um benefício contratado pelo locatário que permite que o locador tenha acesso ao valor do aluguel mesmo que ele não possa pagar. 

Sendo assim, a instituição afiançadora pode ser procurada pelo locador, que receberá dela o valor referente ao aluguel atrasado e todas as multas. 

Como funciona? A afiançadora disponibiliza para o locador os valores referentes aos aluguéis atrasados, enquanto cobra do locatário o mesmo valor correspondente. Com uma cobertura adicional, o proprietário também pode ter acesso às indenizações e valores referente aos danos do imóvel, rescisão de contrato e outros custos. 

Outra possibilidade de fiança é utilizando o cartão de crédito. Esse processo é pautado no limite do cartão de crédito do locatário (que deve ser até 4 vezes maior que o valor do aluguel) e por meio de uma análise digital. Bons hábitos de compras dos usuários são levados em consideração nessa análise, pois é possível identificar padrões que indicam a possibilidade do inquilino de pagar ou não o aluguel. 

Em qualquer situação de descumprimento do contrato por parte do locatário, serão cobrados os valores que constam no mesmo, que serão levados a débito integralmente ou parcelados no cartão de crédito, com os devidos acréscimos. Se não houver limite suficiente, é possível realizar o parcelamento por boleto bancário.

 

ENTENDA MELHOR AS VANTAGENS DA FIANÇA LOCATÍCIA SOCIAL ALUGUEBENS

Agora que você sabe as diferenças entre essas formas de garantia locatícia, saiba que aqui na Aluguebens, nós trabalhamos com um modelo de Fiança Locatícia Social, mantendo parcerias com diversas imobiliárias e proprietários e facilitando os contratos dos inquilinos que não têm ou optam por não apresentar um fiador, valor caução ou cartão de crédito. 

Sendo assim, o locatário que tiver seu cadastro aprovado pode se associar e apresentar a garantia exigida ao alugar um imóvel. 

Feito isso, ambas as partes usufruem de consultorias para a resolução de conflitos nas relações locatícias. Ou seja, locador e locatário constroem uma relação saudável e segura.

Além disso, trabalhamos constantemente para otimizar o dia a dia de imobiliárias e proprietário. Isso porque cuidamos de toda parte de cobrança dos valores atrasados, assim como dos trâmites legais de cobrança extrajudicial ou ações de despejo. 

Mais agilidade e economia, que consequentemente resulta em ganhos financeiros e de tempo.

Vantagens para o locatário: 

  • Não depender de um terceiro para conseguir alugar um imóvel.
  • Menos burocracia.
  • Dispensa a necessidade de valor caução e/ou limite de cartão de crédito.
  • Maneira fácil e segura de apresentar a garantia exigida em um processo de locação. 

Vantagens para corretores e imobiliárias: 

  • Mensalidades a partir de 10% somente sobre o aluguel líquido, facilitando financeiramente a contratação da garantia pelo inquilino.
  • 30 meses de garantias para aluguel e todas as taxas.
  • Ações judiciais em casos de inadimplência são por nossa conta, isentando a imobiliária de precisar manter ou contratar um corpo jurídico para os contratos garantidos pela Aluguebens.
  • Cobranças realizadas pela equipe da Aluguebens desde o 1º atraso.
  • Adiantamento de inadimplências já a partir do 2º vencimento.
  • Garantia de danos ao imóvel de até 6 vezes.
  • Opcional de garantia para danos aos móveis.
  • Cadastro Online Fácil. Faça o seu agora mesmo: CLIQUE AQUI

 

Tem interesse nessa modalidade de garantia locatícia? Fale com a nossa equipe. 

Entre em contato

 

 

Gostou de saber as diferenças entre as garantias locatícias? Compartilhe esse post!

Deixe um comentário

WhatsApp chat