DICAS PARA UMA BOA NEGOCIAÇÃO DE ALUGUEL

O novo ano chegou e com ele o reajuste do aluguel, que para muitos locatários foi uma grande surpresa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acumulado em setembro de 2020 foi de 17,94%. Já em setembro de 2021, o índice acumulado com os últimos 12 meses foi de 24,86%. Isso significa um aumento de 27,09% em apenas 2 anos. Em números, a inflação pode impactar o planejamento financeiro de muitos inquilinos, levando-os até a rescisão do contrato e até dificultar o processo de aquisição de novos locatários para imobiliárias e proprietários. A fim de evitar que isso aconteça e ajudar você a ter sucesso nos negócios, separamos algumas dicas para uma boa negociação de aluguel para que ambas as partes fiquem satisfeitas.

Confira:

 

ANTECIPAÇÃO E PLANEJAMENTO SÃO FUNDAMENTAIS

Com o aumento do aluguel, é natural que os inquilinos (sejam eles já moradores do imóvel ou novos locatários) sugiram um valor menor do que aquele que foi proposto pela imobiliária/proprietário. Por isso, é importante antecipar-se e realizar um planejamento considerando essa hipótese. Prepare sua equipe, pense em todas as possibilidades e defina limites para essa negociação.

Em seu planejamento, você pode acrescentar também uma lista de ações caso nenhum acordo seja efetivado. Tenha sempre uma plano B e não tome decisões sem antes amadurecer o que foi conversado entre locador, locatário e imobiliária.

 

ESCUTA E TRANSPARÊNCIA ENTRE IMOBILIÁRIA, INQUILINO E PROPRIETÁRIO

É preciso levar em conta o cenário dos 2 últimos anos em que vivemos uma pandemia, assim como todos os fatores que podem ter levado o inquilino a solicitar um desconto. Escutá-lo nesse momento é ter empatia. Se você está disposto a ouvi-lo, ele seguramente escutará os pontos da imobiliária/proprietário também. Uma conversa transparente faz toda a diferença.

É claro que a partir do momento em que o inquilino assina o contrato de locação ele se compromete a aceitar os reajustes propostos segundo a Lei do Inquilinato, mas ele pode também rescindir este contrato mediante a uma multa. Por isso, buscar uma negociação, um acordo, pode beneficiar ambos. Até porque, em alguns casos, o aluguel é a única fonte de renda do locador.

O ideal é usar a negociação como forma de encontrar um meio termo no valor, que seja viável para todos.

 

UMA CONTRAPROPOSTA TAMBÉM PODE AJUDAR

Sabemos que ao negociar o aluguel é muito comum que o inquilino peça para baixar o valor ou até a isenção do reajuste.

Nesse caso, ao invés de negar o pedido, nossa dica é oferecer uma contraproposta com o valor viável para o proprietário.

A diminuição no valor, por menor que seja, pode aumentar as chances de efetivar o negócio.

Inclusive, o proprietário pode aproveitar essa oportunidade para renovar o contrato por mais 12 meses, garantindo que seu imóvel permaneça ocupado.

 

A PARTICIPAÇÃO DO PROPRIETÁRIO NA NEGOCIAÇÃO ACELERA O PROCESSO

Que tal trazer o proprietário para a conversa? Assim, qualquer dúvida, solicitação ou proposta pode ser atendida mais rapidamente pelo responsável do imóvel, agilizando a negociação.

Caso isso não seja possível, seja ágil e solícito. Se o inquilino fez uma proposta, é natural que ele espere uma resposta rápida. A demora nesse retorno pode afetar a conclusão da negociação e isso é tudo o que você não quer, certo?

 

USAR OUTRO ÍNDICE DE REAJUSTE PODE SER UMA ALTERNATIVA

Sugerir ao proprietário uma troca de índice de reajuste pode ajudar.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é menos volátil que o IGP-M, por exemplo.

Assim como o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) que também teve um resultado mais positivo em relação a outros índices e tem sido uma grande aposta nesse começo de ano após a disparada do IGP-M.

 

A ALUGUEBENS TAMBÉM PODE CONTRIBUIR NA NEGOCIAÇÃO

Nossa missão é facilitar os contratos de aluguel. Por isso, oferecemos a Fiança Locatícia Social, muito útil em negociações com novos inquilinos que não têm ou optam por não apresentar um fiador, valor caução ou qualquer outro formato de fiança.

Além disso, oferecemos consultorias para resolução de conflitos entre todas as partes envolvidas e otimizamos o dia a dia da imobiliária e do proprietário cuidando de várias questões que envolvem um contrato de aluguel.

Fale com a nossa equipe!

 

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