Incidência do Sol: Como Escolher a Melhor Posição do Apartamento?

Como escolher a melhor posição do apartamento

Um detalhe que pode elevar em até 10% o valor do imóvel é a posição da incidência do sol. Muitas pessoas ficam atentas à localização, tamanho, número de banheiros, quartos, custo que se encaixe no orçamento mas têm dificuldades em saber como escolher a melhor posição do apartamento. Pega sol da manhã? Da tarde? Qual é o mais vantajoso?

Ter um apartamento que receba sol de forma adequado é um grande benefício. Evitam mofos, umidade e traz mais conforto térmico!

Para saber se o apartamento em que está de olho terá incidência de raios solares na medida certa é preciso levar em conta a localização dele em relação ao nascer e o pôr do sol. Aqueles voltados para a face norte terão iluminação garantida, praticamente o dia todo e no ano inteiro.

Lado Sul ou Lado Norte? O posicionamento do Apartamento

Aqui no Brasil (hemisfério sul), normalmente o lado norte é mais valorizado porque recebe maior incidência de raios solares do que o leste, oeste e o sul.
Mas atenção: Tudo depende do lugar em que você vai morar. Se a sua cidade é tem temperaturas muito elevadas, não é interessante ter sol o dia todo batendo no ambiente, porque vai elevar ainda mais a temperatura.

Ou seja, quanto mais ao sul do Brasil você estiver, o melhor é optar pela face norte.  A grande vantagem é percebida no inverno. Período onde os raios solares incidem em um ângulo mais agudo em relação à superfície da Terra e assim acabam garantindo que o sol ilumine o imóvel quase o dia todo.

Pela manhã o sol é menos intenso, o que garante uma sensação térmica mais confortável no decorrer do dia, além de arejar o ambiente. À tarde, a temperatura aumenta deixando os cômodos mais abafados, principalmente no verão.

Lembre-se: se o apartamento é na face norte mas na frente tem um outro prédio, ou alguma construção obstruindo o sol, fique atento porque perderá a garantia a boa incidência do sol.

Os cômodos

A sala e os quartos são os ambiente onde mais as pessoas transitam, consequentemente, ficam mais tempo. Vale a pena saber o horário em que o sol incidirá sobre esses cômodos. Nesses casos, o melhor é que recebam sol pela manhã,  o que acontece se estiverem voltados para a face leste ou norte, garantindo luminosidade e calor na medida certa.

E a localização da cozinha, banheiros e lavanderia?

Em relação à eles, não é necessário que batam muito sol, já que as pessoas ficam menos tempo. Na cozinha tem um detalhe a mais: os eletrodomésticos. Se receberem muita luz solar, podem estragar, como no caso de geladeira, microondas e máquina de lavar louça.

A falta de sol

Um apartamento que receba pouca luminosidade, seja muito úmido e frio pode afetar até a saúde dos moradores.

Quanto menor a incidência de luz, maior será o aparecimento de fungos e ácaros que contribuem para o aparecimento de alergias e problemas respiratórios.

Excesso de sol

Muito sol pode trazer problemas nos pisos e na pintura das paredes, e uma das consequências é desbotar a pintura. Reduz a vida útil das cortinas, persianas e tapetes, além de aumentar consideravelmente o consumo de energia por conta do ar condicionado.

Dica final: 

Se possível, visite o apartamento que sonha em morar em mais de um horário para evitar surpresas depois!

Deixe um comentário

LEIA TAMBÉM:

CONTATO


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0